Sistema de pós-venda para concessionária… Será q vale a pena investir nesse setor de serviços?

Um estudo de 2019 feito pela JD Power, que estuda os índices de serviço ao cliente, mostrou que 44% dos consumidores já tiveram problemas com serviços feitos por uma concessionária. Outra pesquisa recente também mostrou que 70% dos brasileiros prefere levar o carro à uma oficina particular ao invés de levar em uma concessionária.

Isso acontece porque ainda existem muitas dúvidas sobre esse setor de serviços ser realmente lucrativo para concessionárias. Contudo, em 2019, uma iniciativa da Peugeot balançou o mercado e mostrou o desejo da empresa em fortalecer o seu pós venda.

Com o programa chamado de Peugeot Total Care a marca investe pesado para mudar a opinião do consumidor brasileiro. Entendendo assim que esse é um mercado lucrativo e principalmente pouco explorado.

 

Como você pode se aproveitar disso?

O pós venda de veículos não é só uma oportunidade de negócio mas também uma maneira de reter e fidelizar o cliente. Para concessionárias, essa necessidade é ainda mais urgente pois é a melhor forma de criar uma diversificação de renda. Ou seja, a empresa não fica dependente somente da sua atividade principal.

Em mercados automotivos mais maduros o índice de absorção do pós venda deve atingir até mais de 80%. Se esse valor for inferior é possível que em um futuro próximo você tenha problemas para sustentar um fluxo de receita estável.

O principal motivo que o cliente avalia para uma recompra é o pós venda. Além disso é o segundo principal atributo levado em consideração para a primeira compra. Isso é o que diz uma pesquisa da Mckinsey CARE Initiative feita com 4.900 clientes.

Essa mesma pesquisa também mostrou que 50% do lucro da indústria automotiva vem do pós venda, enquanto apenas 14,5% vem das vendas de veículos novos. Além disso para uma revendedora de carros esta é a segunda maior geradora de receita.

 

Como gerenciar o sistema de pós venda para minha concessionária?

O principal fator para que essa estratégia dê certo é a excelência no atendimento, já que esse modelo de negócio aposta na recorrência por parte do cliente. Então o que vai fazer a diferença é ter um bom processo que consiga encantar o cliente com o serviço prestado.

Por isso é importante mostrar qualidade e tecnologia na hora de apresentar e fechar o serviço. Além disso, investir em ferramentais que facilitem a gestão do processo pode aumentar a sua capacidade para atender mais clientes e assim faturar mais.

É fundamental ter um sistema de pós-venda para concessionária que possibilite que o cliente possa fazer agendamento de revisões ou consulte a situação do seu veículo e possa avaliar os consultores que o atenderam. Essa é uma demanda necessária mas também altamente lucrativa.

Para suprir essa necessidade a Camp Tecnologia criou o Sistema Acampa para concessionárias visando exatamente acrescentar tecnologia ao pós venda e aproveitar melhor esse modelo de negócio. Hoje mais de 400 concessionárias usam o sistema Acampa.

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