As vendas de veículos novos no país tiveram uma alta e 7,7% em maio. Somando as vendas de carros de passeio, utilitários leves, como picapes e vans, e caminhões e ônibus.
Este é o segundo melhor resultado do ano segundo balanço divulgado no dia 2 de junho de pela Fenabrave, associação que representa as concessionárias de automóveis.
No total, 188,7 mil unidades foram vendidas. No ano passado no mesmo mês as vendas somaram 62 mil veículos. Isso quando as concessionárias estavam, em grande parte, fechadas no início da crise sanitária. Portanto o número atual é mais que o triplo em relação ao ano passado, uma alta de 203%.
Se você é dono ou se preocupa com o faturamento da sua concessionária esta é uma boa oportunidade de crescimento. Muitas concessionárias no Brasil estão adotando um novo modelo de negócios que têm proporcionado um aumento de até 30% no faturamento mensal delas, acrescentando tecnologia ao pós venda para aproveitar ainda mais esses picos de vendas de automóveis.
Preparamos um material que explica melhor sobre essa estratégia e como aplicá-la na sua concessionária. Clique no botão abaixo e receba o PDF gratuitamente.
Com a recomposição mínima de estoques de peças nas semanas de paralisação das fábricas, e o relaxamento de restrições devido a segunda onda da pandemia, houve um retorno de concessionárias que antes estavam fechadas e o resultado ficou próximo do melhor resultado de 2021 até agora, ficando atrás apenas do mês de março, com a comercialização de 189,4 mil veículos.
Porém, segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, as entregas de veículos não acompanharão esse crescimento, devido à falta de componentes, principalmente eletrônicos, o que mantem a situação de represamento de vendas.
“Nos resultados de maio, notamos que uma parcela dos emplacamentos se refere às vendas realizadas em meses anteriores. Como consequência da menor oferta, os estoques de veículos, para todos os segmentos, se mantêm em um nível muito baixo”, comenta Alarico.
Em todo o ano de 2021, as vendas de veículos somam 891,6 mil, levando para 31,9% o crescimento na comparação com o mesmo período em 2020, período em que começou a pandemia e o setor não contava com as soluções digitais para atendimento de consumidores fora das revendas.
Comprovando assim que as concessionárias que adotaram a tecnologia como medida para melhorar suas vendas tiveram um resultado melhor. Do total vendido desde o início do ano, a Fiat ficou com 21,4%, liderando o mercado. Na sequência, aparecem Volkswagen (17%), General Motors (13,5%) e Hyundai (9,4%).
Se ainda não baixou, clique no botão abaixo e acesse o nosso material exclusivo sobre como as concessionárias têm aumentado em até 30% seu faturamento mesmo com a pandemia aliando tecnologia ao seu pós venda.